Trabalhos e Atividades externas do CFSD 2010.


Nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2010, uma parte do efetivo do CFSD teve a oportunidade de contribuir com um serviço de grande utilidade pública, ajudando os moradores e visitantes da cidade das mangueiras, através do 190, data  esta marcada pela grande festa religiosa do povo local, O Círio de Nazaré, onde temos grandes ocorrências de poluição sonora, dentre outros problemas que requerem a ajuda do 190.



Participação do CFSD na corrida do círio







PORTARIA Nº 001/EME/2010

PORTARIA Nº 001/EME/2010



              Aprova o MANUAL DE PROCEDIMENTOS E ORDEM UNIDA COM BASTÃO POLICIAL TIPO II – TONFA (M-02-PMPA), para uso nesta PMPA e dá outras providências.


            O Comandante Geral da PMPA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 8º, inciso VIII, da Lei Complementar nº 053, de 07 de fevereiro de 2006, e          

           Considerando a necessidade de normatizar nesta Corporação o uso e manuseio do BASTÃO POLICIAL TIPO II – TONFA, visando o aprimoramento técnico profissional dos policiais militares, que são empregados dia-a-dia no policiamento ostensivo fardado; Considerando que o manuseio do bastão deverá ser visto como um instrumento de uso policial, para que de forma moderada possa repelir injusta agressão, atual ou iminente, em seu direito ou de outrem, respeitando e protegendo a dignidade da pessoa humana; Considerando que o MANUAL DE PROCEDIMENTOS E ORDEM UNIDA COM BASTÃO POLICIAL TIPO II – TONFA (M-02-PMPA), elaborado e apresentado pelo 3º SGT PM PAULO SÉRGIO NASCIMENTO FARIAS, desta PMPA, está em consonância com os objetivos pedagógicos e legais desta Polícia Militar do Pará;

           RESOLVE: Art. 1º – Aprovar o MANUAL DE PROCEDIMENTOS E ORDEM UNIDA COM BASTÃO POLICIAL TIPO II – TONFA (M-02-PMPA), para ser utilizado nesta PMPA; Art. 2º - Determinar a DAL como responsável por promover a confecção em gráfica do presente manual para distribuição na Corporação; Art. 3º – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

           Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.   

 Quartel em Belém-PA, 19 de março de 2010. 

LUIZ DÁRIO DA SILVA TEIXEIRA – CEL QOPM 
COMANDANTE GERAL DA PMPA

A trajetória de uma boa ação que está dando certo.


          O Projeto Amor foi fundado no ano de 2003, e já no ano de 2004 disputava o seu primeiro campeonato, no entanto ainda não era sabido que este seria o inicio de uma longa caminhada com muitas vitórias.




3º Aniversário do Projeto Amor, com sua família Karateca reunida neste dia especial.


Campeonato Brasileiro de 2005



Eis que o Projeto Amor revelaria sua 1ª Campeã Brasileira.



Campeonato Brasileiro de 2006


Copa Norte 2006


Campeonato Paraense 2007



Apresentação na Praça da República


Campeonato Brasileiro 2009

XVI Campeonato Brasileiro de Karate, realizado em São Luiz - Ma de 02 a 05 de Julho 09, contou com uma grande participação dos atletas.





Os atletas de Karate junto ao Comandante geral da Polícia militar do Pará.





Projeto Amor

          O Comando Geral da Policia Militar do Para através do Comando do seu Centro de Ensino Militar o CFAP (Centro de formação e aperfeiçoamento de Praças) tem a honra de apresentar e no final convidar a comunidade em geral de Belém e principalmente da Ilha de Caratateua, PA, mais conhecida e tradicionalmente chamada de OUTEIRO, a conhecer e fazerem parte das atividades oferecidas e desenvolvidas através do projeto AMOR (Artes Marciais Operando Resultados), ora em andamento neste Centro de Ensino Militar




                                            


O    PROJETO   “A M O R”
        
 É um projeto de caráter filantrópico, terapêutico, educativo, cultural e assistencial, que visa ocupar o tempo de jovens e crianças, não os deixando ociosos, procurando preencher este espaço de tempo com os conhecimentos de Artes Marciais milenares que por muitos anos guardavam-se em segredos e somente eram repassados de pai para filho no Oriente Medieval.
            Hoje nós temos a possibilidade de repassar esses conhecimentos a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre os segredos das Artes Milenares Orientais.
             Podemos conhecer um pouco mais sobre a cultura oriental, a origem de cada Arte Marcial ensinada e como ela surgiu em nosso país.
             Podem-se hoje praticar essas Artes como terapia na redução do estresse do cotidiano, como uma prática desportiva ou como um robe apenas.


COMO NASCEU O PROJETO
          Nasceu da observação do seu idealizador e educador o 3º SGT PM NASCIMENTO que por servir a 13 (treze) anos no C F A P, e neste período vinha através de uma observação minuciosa das ocorrências e da clientela que mora e que freqüenta a ilha nos finais de semana e nessas observações podendo detectar um índice muito alto de crianças e adolescentes em situações adversas a sua idade, como:
-Trabalho infantil:
- prostituição infantil:
- grupos de rua (gangues):
- drogas
- etc...
          Após uma analise dos fatos presenciados pelo SGT PM NASCIMENTO o mesmo, desenvolveu o projeto A M O R, que através das Artes Marciais procura a reintegração desses jovens e dessas crianças, reincluindo-as a sociedade e a comunidade.
          Nosso Projeto já atua a 08 (oito) anos, alcançado êxito em vários segmentos, visto que nesse pouco espaço de tempo nossa academia já “fabricou” Campeões Paraenses, Campeões Brasileiros e se destacando como uma das forças do KARATE Paraense.

VENHA VOCÊ TAMBEM SER UM CAMPEAO!


PUBLICO ALVO

A comunidade como um todo da cidade de Belém quanto da Ilha de Caratateua, Pa (OUTEIRO), alunos da rede estadual e municipal de ensino.

ARTES OFERECIDAS

-JUDÔ
-KARATÊ
-JIU-JITSU
-AIKIDO

- As quatro Artes formando uma mescla e se  aprendendo  na verdade  DEFESA PESSOAL, ou seja, uma completando a outra.



SERVIÇOS

- PALESTRAS SOBRE:
a) sexologia;
b) doenças sexualmente transmissíveis;
c) drogas.

FAIXA ETARIA

- De 06 a 60 ANOS, Ambos os sexos.


NÃO ESQUEÇA

Sua participação ou a de seu dependente é totalmente gratuita e seu acesso às dependências do C F A P e aguardada com carinho, procure-nos, façam-nos uma visita para conhecer mais esta opção de esporte, lazer e inclusão social em sua comunidade.

C F A P / Projeto A M O R
Filiado a Federação de Karate interestilo do Pará- FKIPA - e a Confederação de Karate Interistilos do Brasil-CKIB.
Endereço: Av. Almirante Barroso nº 253- Marco
(complexo do comando geral) e Av. Manoel Barata nº 715 (São João do Outeiro)
Horário das atividades:
- segundas , quartas e sextas 16:00 as 17:40

- Telefones: 8172-3577/ 8802-8310

DIRETORIA EXECUTIVA

- AUGUSTO EMANUEL CARDOSO LEITÃO.
CEL PM Comandante Geral da PM PA.
- EMANUEL GONÇALVES DE LIMA.
CEL PM Diretor de Ensino da PM PA
- ERALDO SARMANHO PAULINO.
TEN CEL PM Comandante do C F A P.
- PAULO S. NASCIMENTO FARIAS.
3º SGT PM Coordenador do Projeto



POLICIA MILITAR DO PARA
C      F      A       P
CENTRO DE ENSINO CEL MOREIRA
PROJETO  “AMOR”
POLO DE DEFESA PESSOAL

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
 A   M   O   R

Belém/Outeiro/Belém/Pa
2010 









CFAP destaca-se em evento militar

          É com muita alegria que publicamos esta matéria, dessa vez a Corporação de Fontoura teve o privilégio de ter a "Cefapeana" AL CFSD PM Cláudia Coimbra como vencedora do 1º lugar na categoria militar feminina, da corrida do marinheiro.



 

          Entre seus companheiros Cláudia Coimbra é só alegria, na comemoração de sua vitória.


          A Cláudia Coimbra os nossos sinceros parabéns por essa conquista alcançada, que afinal de contas deixou nossa companhia muito honrada

CFAP promove interação entre escola pública com este centro de ensino militar.


          Nesta manhã, do dia 25 de Novembro de 2010, tivemos a oportunidade de compartilhar um pouco de nosso dia-adia no CFAP, com alguns alunos da escola pública Manuel de Jesus Moraes do município de Belém. Com isso praticamos a inclusão social, a idealização de uma polícia cada vez mais próxima da sociedade e mais cidadã.




          


           Foi uma grande satisfação participar desta manhã alegre, que teve como  idealizador o Sgt. Nascimento.


As crianças alternaram entre o futebol, voleibol e defesa pessoal.


          Trabalhos voluntários como esse, só nos fazem querer fazer o bem cada vez mais, ajudando a construir uma visão da polícia militar voltada para o bem estar social.

Curso Internacional de Tonfa

          Os dias 06 e 07 de novembro de 2010 foram marcados pelo curso internacional de tonfa no tatame do CFAP, contamos com personalidades importantes na instrução com bastão tático, como Sgt. Gerson e Sgt. Nascimento que são referências no Norte e Nordeste do Brasil, além da participação do número 1 em tonfa no mundo, Victor Marin.




          

          O  Comando do CFAP especializou através do curso internacional de tonfa cerca de 100 alunos que estão frequentando o CFSD 2010, ou seja, os alunos sairão da formação geral já com uma especialização.

Técnica de imobilização em ponto vital.


          Equipe de renome nacional e internacional, com instrutores de Minas Gerais, do Pará, do Ceará e a grande presença internacional de Victor Marin da Legião Francesa.

Contamos com a presença do efetivo do canil no evento.